domingo, 6 de setembro de 2009

Bolo de chocolate com laranja da Nigella

Duas pessoinhas se destacam bastante na minha estante. Eu os adoro por N razões e uma delas é que os dois têm aquele sotaque britânico que eu amo, segundo eles têm todo um jeito descolado. Segundo porque lidam com a comida de maneira descontraída, como se fosse algo muito simples, como acho que deve ser, apesar do feitiço reverter, às vezes e me pregar peça, tsc,tsc,tsc...

Um deles é Jamie Oliver, dos 10 livros publicados, tenho nove e simplesmente a-dooooo-ro ele. É alegre, e quando não está, sim porque ninguém está sempre alegre, ele pelo menos é sincero como deve ser. Até o Fa já fica sentadinho vendo lá o Jamie brincar de hortinha e jogar batatas nas travessas gigantescas sem muita preocupação. Quase nota 10, porque a única coisa que não curto muito, mas acho que deve ser cultural é ficar testando carnes exóticas, como cordeiro, coelho, e outras que não lembro e nem quero e por conta das fotos passei as folhas rapidinho... Para mim só existem 4 tipo de carnes e olhe lá: vaquinha, galinha, porquinho e peixinhos (ah devo incluir nesta ultima, os frutos do mar em sua maioria, tá no mar ué!) Preciso de um tempo para me adaptar a idéia!
Agora a quem eu simplesmente idolatro e me diz para ser uma deusa é Nigella. Vou ser franca e não gosto quando os ingleses chamam ela dos nomes mais absurdos (pura inveja e vários complexos deles lá). Acho que você tem que comer o que gosta sim! Com bastante chocolate, bastante creme de leite, lamber a espátula no final e assaltar a geladeira a noite (!!!) Ai gente quem nunca fez vai?
A receita abaixo é de um dos livros dela. Neste livro ela tem diversas receitas de bolo de chocolate. Inclusive este que ela prepara no vídeo:


Bolo de chocolate com laranja (O DANADO DE BOLO FOFO!)
Adaptado do livro Feast



2 laranjas ( Na receita não diz a laranja e fala 375g. Eu usei 300g de laranja pêra madurissimas)
6 ovos
1 c. cha de fermento em pó
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
200g de amêndoas moídas
250g de açúcar
50g. de cacau em pó
raspas de laranja e açúcar de confeiteiro para decoração (opcional)

Como a gente faz lá em casa:

Cozinhe as laranjas por 45 minutos em água na noite anterior. Retire todas as sementes e a parte branca central.
No dia seguinte unte uma forma com a torre no meio de 22cm de diâmetro com manteiga e farinha. Na receita não leva farinha, e se não quiser ou puder usar farinha, utilize spray ou outro tipo de farinha.
Processe as laranjas, adicione todos os outros ingredientes no processador. No meu processador junior não caberia todos os ingredientes então após processar as laranjas
transferi para a batedeira e adicionei os outros ingredientes.



2 comentários:

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Nossaaaaaaaaa que maravilha receitas de comida da casa. Adorei suas postagens parabens e sucessos. Abraços Heudes

Dodó disse...

uma pergunta, o bolo nao fica com gosto amargo da laranja, ja que ele é com a casca?
ja fiz um que ficou muito forte o gosto.